Paraíba

Governo da PB entrega melhorias para a população indígena

Dia do índio: Governo entrega melhorias para a população indígena

A vice-governadora Lígia Feliciano participou das comemorações ao Dia do Índio, celebrado nesta quarta-feira (19), na Aldeia São Francisco, município de Baía da Traição. Na ocasião, o Governo do Estado fez entregas de benefícios nas áreas de agricultura, pesca e educação para a população indígena.

- PUBLICIDADE -

Na aldeia, Lígia Feliciano acompanhou a apresentação cultural indígena e destacou: “Aqui nós podemos ver a preservação do nosso povo, os verdadeiros donos da terra, que hoje são respeitados e valorizados, através da Constituição e através do nosso Estado, que mantém políticas públicas para a melhoria dos povos indígenas. Eu sou testemunha da luta dos índios através do cacique Sandro, em busca de justiça e progresso para a vida da população indígena”.

Em meio as comemorações, os índios Potiguaras receberam alevinos (filhotes de peixes) e sementes de milho e de feijão. Na área de educação, o Governo do Estado anunciou a continuidade do curso pré-vestibular para indígena, o PB-Vest na Escola Estadual Pedro Potí, dentro da Aldeia São Francisco. Serão atendidos mais 362 estudantes indígenas matriculados no 3º ano do Ensino Médio, além da entrega de oito bibliotecas móveis, cada uma com 75 títulos, num total de 300 obras, beneficiando escolas das Aldeias Tramataia, Três Rios, Brejinho, Val, Jacaré de César do município de Marcação; e das Aldeias Akajutibiró, São Francisco, do município de Baía da Traição.

Para 10 escolas indígenas foram distribuídos Jogos Pedagógicos para todas as turmas das séries iniciais nas Aldeias Monte Mór, Jaraguá, localizadas em Rio Tinto; das Aldeias Tramataia, Três Rios, Brejinho, Val, Jacaré de César, localizadas em Marcação; e das Aldeias Akajutibiró e São Francisco, localizadas na Baía da Traição. O kit possui tapetes alfabéticos, jogos de raciocínio lógico, brincadeirinhas musicais.

Também foram entregues três laboratórios de Ciências com conjunto de equipamentos de química, física e biologia nas escolas das Aldeias Akajutibiró, São Francisco, do município de Baía da Traição e Brejinho, do município de Marcação, e 200 bicicletas para os estudantes indígenas.

A secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, destacou as ações do Governo que trazem benefícios aos índios. “Hoje é um dia especial em que paramos para homenagear os donos da terra e primeiros habitantes do Brasil. Através do nosso trabalho, juntamente com a ajuda dos caciques e de todos os índios, podemos desenvolver várias políticas públicas voltadas para o bem-estar e desenvolvimento dos índios”, ressaltou.

“Antes de mais nada, precisamos preservar a nossa cultura. A parceria com o Governo do Estado, nos permite trazer mais desenvolvimento para os indígenas, sempre preservando a nossa cultura e tradições”, disse o cacique Sandro Barbosa.

Deixe uma resposta