Cotidiano

Juíza critica conteúdo das novelas da Globo

A juíza Federal Roberta Araújo Reprodução/facebook.com/roberta.araujo.18062

A juíza federal Roberta Araújo, que atua no TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 6ª Região, em Recife (PE) criticou em seu perfil no Facebook o pedido de desculpas da Rede Globo no caso de assédio que envolveu o ator José Mayer, de 67 anos, e a figurinista Su Tonani, 28, que trabalhou com o artistas nos bastidores de Lei do Amor.

- PUBLICIDADE -

“A verdade é que a Rede Globo coisifica as mulheres, naturaliza a violência, os abusos e assédios, incentiva o desrespeito, ridiculariza o papel e a posição da mulher e subalterna nossa dignidade”, escreveu a magistrada na sexta-feira (7).

Em relato publicado na coluna Agora É Que São Elas, do jornal Folha de S. Paulo, no dia 31 de março, Su contou que o ator a assediou diversas vezes, tanto moral quanto sexualmente, desde que ela começou a trabalhar na emissora.

— E essa história de violência se iniciou com o simples: “como você é bonita”. Trabalhando de segunda à sábado, lidar com José Mayer era rotineiro. E com ele vinham seus “elogios”. Do “como você se veste bem”, logo eu estava ouvindo: “como a sua cintura é fina”, “fico olhando a sua bundinha e imaginando seu peitinho”, “você nunca vai dar para mim?”.

Na última segunda-feira (3), a Rede Globo suspendeu o ator por tempo indeterminado. Na terça-feira (4) foi a vez de o ator publicar uma carta admitindo suas atitudes.

No mesmo dia a emissora publicou novo comunicado enfatizando que “repudia toda e qualquer forma de desrespeito, violência ou preconceito”.

Para a juíza federal do Trabalho Roberta Araújo, “quando essa emissora diz em nota que ‘repudia qualquer forma de desrespeito, violência ou preconceito’, está em verdade sendo dissimulada e ofensiva por nos considerar alienadas ou parvas”.

— Foi a Globo que fez o Brasil se divertir com o programa Zorra Total, que tinha em seu quadro principal duas amigas em uma vagão, sendo uma delas, a Janete, bolinada de várias formas e tocada em suas partes íntimas com a batuta de um maestro enquanto a sua amiga Valéria , ao invés de defendê-la, dizia: “aproveita. Tu é muito ruim, babuína. Se joga.”

R7

Deixe uma resposta