Cidades

UBSF de Carrapateira oferece pela primeira vez na história exames de ultrassonografia à população

A Prefeitura de Carrapateira, através da Secretaria Municipal de Saúde, passa a oferecer pela primeira vez na história, exames de ultrassonografia gratuito à população na Unidade Básica de Saúde da Família, principal referencial de saúde do município. A informação foi dada ao Radar Sertanejo, nesta sexta-feira, dia 31 de março, pela prefeita Marineidia da Silva Pereira (Marineide de Dedé).

- PUBLICIDADE -

Os primeiros exames de ultrassonografia foram realizados pelo médico especialista nesta sexta-feira. De acordo com o secretário de saúde, Daniel Tavares da Silva, serão realizadas 20 ultrassonografias todos os meses. Os exames disponibilizados à população são de ultrassons gerais, tanto obstétrica, como da tireoide e ultrassonografia de abdome total. A primeira paciente a ser atendida foi a jovem Isabela Batista dos Santos, 22 anos (foto). Até então nenhuma carrapateirense havia realizado este tipo de exame em sua própria cidade.

A UBSF, a única da cidade, funciona todos os dias nos períodos manhã e tarde, com plantonista à noite sobre aviso para prestar toda a assistência de saúde necessária para a população.

A equipe de profissionais da Unidade é composta por uma médica cubana, que dá plantão de 8 horas por dia, de segunda a sexta-feira, quatro técnicas de enfermagem que se reversam 24 horas diárias, uma odontóloga atendendo diariamente, além de uma enfermeira que atende pela manhã e tarde. Além disso, existe uma ambulância com motorista de plantão dia e noite.

Parte dos profissionais que atuam na Unidade de Saúde.

A enfermeira Naiara da Silva Tavares Pereira explicou a reportagem do Radar Sertanejo que a UBSF oferece ainda serviços como imunização para crianças, adultos e idosos, teste do pezinho, teste rápido de HIV, sífilis, hepatite A e C, todos realizados por biomédico e farmacêuticas. A sala onde são feitos estes testes foi implantada já em 2017, no governo de Marineide. A população ainda conta com a Farmácia Básica do município para melhor servir aos carrapateirenses.

Outro ponto positivo que contribui para uma saúde mais humanizada é a Secretaria de Saúde do município que funciona dentro da própria Unidade, para dar uma melhor cobertura aos serviços oferecidos.

Unidade Básica de Saúde da Família do município de Carrapateira.

O município também possui sete Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e três Agentes de Combate às Endemias, que estão sempre atentos às demandas de saúde nas suas áreas de atuação.

Mais uma boa notícia é que a prefeitura de Carrapateira está implantando o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), e segundo informações, até o próximo mês de junho o serviço estará funcionando no município.

O NASF é uma equipe composta por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que devem atuar de maneira integrada e apoiando os profissionais das Equipes Saúde da Família, das Equipes de Atenção Básica para populações específicas, compartilhando as práticas e saberes em saúde nos territórios sob responsabilidade destas equipes.

Por Dida Gonçalves
Radar Sertanejo

Deixe uma resposta