CulturaDestaque 2

Projeto Caminhos da Gestão Participativa visita Regionais de Cajazeiras e Pombal

- PUBLICIDADE -

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), deu início à sexta edição do Projeto Caminhos da Gestão Participativa pelas Gerências Regionais de Educação (GRE) de Cajazeiras (9ª) e Pombal (13ª). O objetivo da ação é fortalecer as relações institucionais entre a SEE, GREs e escolas por meio da integração dos serviços e divulgação de Programas, Projetos e Ações, com foco na eficiência das atividades pedagógicas.

A secretária executiva de Estado da Gestão Pedagógica, Roziane Marinho, participou da equipe que visitou as GREs e escolas juntamente com os gerentes executivos da SEE e técnicos da GRE. A equipe realizou reuniões, atendimentos e visitas técnicas nas GREs e nas escolas. Além disso, os gestores da SEE se reuniram com pais de alunos, com o objetivo de apresentar as ações da Educação, bem como conscientizá-los para a importância da participação deles na vida escolar dos filhos.

A aluna Maria Cristina de Sousa Carneiro, da Escola Estadual Arruda Câmara, de Pombal, que atua no movimento estudantil, falou da oportunidade de colocar para os gestores as questões dos alunos. “Além de poder colocar na pauta as nossas questões como estudantes, também é o momento de agradecer porque estamos vendo que o Governo do Estado está voltando cada vez mais sua atenção para a educação. Vejo o progresso no aprendizado dos alunos. Muitos amigos meus estão sendo aprovados no Enem e isso me motiva a estudar cada vez mais”, reforçou a aluna.

Durante o projeto também foram realizadas reuniões com secretários municipais de educação, dos municípios que compõem a GRE, no sentido de incentivá-los a aderirem ao Pacto pela Aprendizagem de Sucesso, lançado pelo Governo do Estado, bem como acompanhar as ações desenvolvidas nas escolas para atingir as metas estabelecidas pelo pacto.

Fabiane Inácio, secretária municipal de Educação do município de São José de Piranhas, destacou a importância do projeto. “Esse projeto é extremamente importante e é um prazer participar, pois se trata de uma ação estratégica trazer a secretaria até o sertão. Temos muitas dificuldades de ir até a Capital, então essa vinda contribui efetivamente para a melhoria da qualidade da educação nos nossos municípios”, contou a secretária.

Redes Sociais – O “Caminhos da Gestão Participativa” utiliza as mídias sociais, via Instagran: @caminhosdagestao e perfil no Facebook: https://www.facebook.com/Caminhos-da-Gestão-Participativa-PB-158735734284628/ para realizar os registros das visitas e para expandir o diálogo com a comunidade escolar e a sociedade paraibana.

A SEE, por meio de uma metodologia participativa, se propõe a desenvolver uma ação integrada, envolvendo gestores da equipe central, profissionais das equipes regionais, da escola e de outras instituições afins, em um processo coletivo de busca de conhecimento e de intervenção sobre a realidade, com o processo de interiorização das ações da SEE.

A gestora Maria Lizieux Saraiva Tavares de Sousa, da Escola Estadual Cristiano Cartaxo, de Cajazeiras, contou que com esta ação se sente protagonista da educação. “Esta é uma verdadeira gestão democrática e participativa, pois faz com que as regionais recebam cada vez mais apoio da secretaria”, destacou a gestora.

O projeto será executado em quatro momentos. O primeiro tratará da elaboração do plano, com a instalação dos trabalhos pela SEE no município-sede de cada GRE, a partir de reunião da equipe da SEE, equipe da GRE e gestores das escolas. Num segundo momento, será realizada a Plenária de Gestão Pedagógica, envolvendo representantes da SEE, da GRE e gestores escolares. Em seguida, são realizadas visitas às escolas para monitoramento. E por fim, ocorrem reuniões com os gerentes, na SEE, para avaliação, consolidação das informações e encaminhamentos das demandas de cada plenária pedagógica e elaboração de relatório final.

O Projeto Caminhos da Gestão Participativa será realizado até o dia 25 de maio, com as 14 Gerências Regionais de Educação (GRE).

Veja abaixo o calendário do evento:
PERÍODO GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO
23 e 24 março 9º GRE – Cajazeiras / 13º GRE – Pombal
27 e 28 março 7º GRE – Itaporanga / 11º GRE – Princesa Isabel
03 e 04 abril 1º GRE – João Pessoa
17 e 18 abril 3ª GRE – Campina Grande / 2ª GRE – Guarabira
23 e 24 abril 5º GRE – Monteiro / 6º GRE – Patos
08 e 09 maio 8º GRE – Catolé do Rocha / 10º GRE – Sousa
15 e 16 maio 4ª GRE – Cuité / 14ª GRE – Mamanguape
24 maio 3ª GRE – Campina Grande
25 maio 12ª GRE – Itabaiana

Deixe uma resposta