Cidades

Açude da Cagepa recebe recarga d’água, mas ainda é pouca para liberar nas torneiras

Água descendo para o açude São José I nesta sexta-feira (Foto reprodução/ WhatsApp)

Longe de atingir a capacidade total de mais de 3 milhões de metros cúbicos de água, o Açude da Cagepa em São José de Piranhas acumula 377 mil m3, nesta sexta-feira (24), conforme dados oficiais da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa). O volume corresponde a 12,4% da capacidade.

- PUBLICIDADE -

De acordo com informações colhidas pelo site Radar Sertanejo, o manancial saiu do vermelho (situação crítica para o modo de observação) no sistema de monitoramento da Aesa. Porém, o volume hídrico ainda é muito pequeno para que a água seja restabelecida nas torneiras residenciais da cidade.

O gerente local da Cagepa, Rondynelli Sobral Dias, disse à redação do Radar Sertanejo que dependendo da recarga que o açude acumular o sistema de abastecimento de água pode ser religado para a população voltar a ter água nas torneiras. “Se o açude pegar mais dois metros de água (no nível) já dar para ligar as bombas” – disse o diretor do órgão.

Com uma população de 20.062 habitantes em 2016, segundo o IBGE, a cidade de São José de Piranhas é abastecida por carros pipas e poços artesianos há mais de seis meses. A esperança para o povo é a nova adutora que será feita da barragem de Boa Vista, construída pelo Projeto São Francisco, com cerca de 12 milhões de metros cúbicos de água já acumulada das chuvas, ou o restabelecimento provisório da água do Açude da Cagepa, caso receba uma recarga maior no seu volume hídrico.

Esperança – nesta sexta-feira o riacho da Ponde de Deca estava descendo água para o Açude São José I, dependendo das precipitações o nível de água poderá aumentar.

Por Dida Gonçalves
Radar Sertanejo

Deixe uma resposta