Cidades

Grupo sai em defesa da municipalização do hospital de São José de Piranhas

- PUBLICIDADE -

Um grupo de pessoas realizou uma mobilização pacífica, na manhã desta segunda-feira (13), na praça Domingos Leite, centro da cidade de São José de Piranhas. Os participantes usaram faixa e cartazes com pedidos de melhorias para a saúde e em defesa da municipalização da Unidade Hospitalar, que há 40 anos funciona como uma entidade filantrópica que atende pacientes da cidade e municípios vizinhos.

A questão segundo os participantes, é a falta de profissionais de saúde e médicos plantonistas 24 horas para atender a população, que já ocorre há pelo menos um ano. A direção da unidade explica que o hospital recebe uma verba mensal de apenas R$ 28 mil, para manter 11 funcionários e ainda arcar com outros custos, entre eles INSS, FGTS e outras responsabilidades.

O líder do movimento, Dimas Meira, disse que o grupo pede mais rapidez na solução do problema para que a população tenha mais saúde pública. Já o vereador Mylano Araújo afirmou que o prefeito Chico Mendes está procurando resolver a situação, mas que isso não ocorre em um passo de mágica, porque, além de depender de recursos, precisa percorrer todos os trâmites legais necessários para municipalizar o hospital. O vereador garantiu que a prefeitura vai municipalizar a unidade.

No último fim de semana, houve uma audiência pública convocada pela câmara de vereadores, onde foi apresentado um ‘raio x’ da saúde no município, discutidas propostas e por fim o prefeito Chico Mendes relatou os caminhos a serem percorridos e toda a burocracia necessária para municipalizar o hospital e melhorar a saúde.

Radar Sertanejo

Deixe uma resposta