Destaque 2Policial

Corpo de Bombeiros reforça efetivo em todo o Estado para a Operação Carnaval

Integrado com os demais órgãos de Segurança Pública, o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) desenvolve, a partir deste sábado (25) até a quarta-feira de cinzas (1º), a Operação Carnaval. A ação reforça o efetivo empregado nas praias, estradas e principais festas em todo o Estado, com mais de 500 militares extras atuando por dia nas modalidades de atendimento pré-hospitalar, combate a incêndio e busca e salvamento.

- PUBLICIDADE -

Segundo o subcomandante geral do CBMPB, coronel Dênis Nery, 89 viaturas estarão disponíveis para dar apoio ao efetivo, incluindo embarcações para o monitoramento nas praias. Na Região Metropolitana de João Pessoa, receberá atenção especial o Carnaval Tradição, que é realizado na Capital e envolverá 37 bombeiros escalados, por dia, na área do evento.

Um posto de bombeiros para receber pessoas feridas ou passando mal também estará ativo na Avenida Duarte da Silveira, na Torre, entre sábado (25) e segunda-feira (27) – data do evento. Palcos, arquibancadas e barracas começam ser vistoriados nesta sexta (24) pela Diretoria de Atividades Técnicas da corporação.

Já no 2º Comando Regional de Bombeiro Militar (2º CRBM), que cobre Campina Grande e região, o foco serão os eventos religiosos que movimentam a cidade, a exemplo do ‘Consciência Cristã’, ‘Crescer’ e ‘Nova Consciência’. Nas cidades próximas que possuem festas carnavalescas, a novidade deste ano será a implantação do serviço de plantão de ‘vistoriante’, com um oficial designado diariamente para verificar a segurança de trios, palcos e barracas instalados nos locais de festejos.

No Sertão, que é coberto pelo 3º Comando Regional, o principal evento é o Carnaval de Cajazeiras, que tem duração de quatros dias. Em cada noite de festa, os bombeiros estarão atuando com 30 militares e viaturas como ponto-base. Também recebem reforço as cidades de Sousa, onde se realiza o tradicional banho no açude São Gonçalo, Pombal, Catolé do Rocha e Patos.

Prevenção nas praias – Em decorrência do aumento de banhistas no litoral paraibano no período do feriadão, o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba incrementa a prevenção aquática. De Barra de Camaratuba a Acaú, a corporação terá guarda-vidas espalhados nos pontos tradicionalmente mais movimentados, totalizando 48 postos ativos. De forma geral, são mais de 300 militares, por dia, desenvolvendo ações de prevenção e emergência.

“Orientamos que quem for às praias procure ficar em locais com guarda-vidas e sigam as orientações deles. Para os pais, pedimos que busquem os bombeiros para pegar pulseiras de identificação para as crianças”, recomendou o subcomandante geral, coronel Dênis Nery, ao acrescentar que várias reuniões foram feitas com o efetivo pedindo o empenho de todos no período carnavalesco. “Sabemos que a população depende de nossos serviços e trabalhamos para que tudo ocorra sem alterações”, afirmou.

Deixe uma resposta