Radar Flash

Pescadores de São José de Piranhas recebem carteira profissional da Marinha

Pescadores receberam da Marinha do Brasil certificados e carteiras com registro profissional.

Trinta pescadores da Colônia de Pesca Z-24 do município de São José de Piranhas receberam, na tarde desta terça-feira (21), carteiras profissionais e certificados do curso de Formação de Aquaviários – Pescador profissional Nível 1, promovido pela Marinha do Brasil, intermédio da Diretoria de Portos e Costas na Paraíba.

- PUBLICIDADE -

A solenidade de entrega das carteiras foi prestigiada por praças e oficiais da Marinha, pelo diretor do IFPB – Campus de Cabedelo, Marcelo Garcia, além do presidente da Colônia de Pescadores Z-24, Antônio de Zezão, que tem 668 pescadores cadastrados e abrange os municípios de São José de Piranhas, Carrapateira, Serra Grande e Bonito de Santa Fé.

O curso, que teve duração de 15 dias, foi ministrado por meio de uma parceria com o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), através do Campus de Cabedelo, e supervisionado pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), que emite o certificado.

A carteira é o documento oficial que tira os profissionais da informalidade e permite que eles possam pescar e fazer embarcação marítima ou fluvial, devidamente documentado, em qualquer parte do Brasil.

Confira galeria de fotos:

“Para a gente é um orgulho ter um documento dessa natureza, porque agora estamos habilitados para pescar tanto nas nossas águas interiores, como nas águas marítimas” – destacou o presidente da colônia, Antônio de Zezão, afirmando que a entidade agora fica mais fortalecida.

“O objetivo do curso de formação profissional é garantir a possibilidade para que os pescadores possam executar as suas funções de forma legal e ter a garantia de recebimento da Caderneta de Inscrição e Registro (CIR) na categoria de pescador profissional”, explica Marcelo Garcia, diretor do IFPB-Cabedelo.

Seguro-defeso

Em entrevista ao site Radar Sertanejo Antônio de Zezão informou que dos 668 cadastrados, entre homens e mulheres da atividade pesqueira, cerca de 400 pescadores já estão com a carta em mãos com o dinheiro liberado. Esses já estão aptos a receber, faltando outros 89 e outra parte já recebeu, veja na entrevista abaixo. Segundo o presidente da colônia, o restante receberá o salário até o dia 11 de março.

 

Por Dida Gonçalves
Radar Sertanejo

Deixe uma resposta