Paraíba

Aesa acompanha visita de ministro às obras de transposição

muita água

- PUBLICIDADE -

O presidente da Agência Executiva de Gestão de Águas da Paraíba (Aesa), João Fernandes da Silva, acompanhou nesta quinta-feira (19) o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, na visita às obras da transposição. Na oportunidade, o ministro disse que a água chegará a Monteiro até o final de fevereiro.

“O anúncio do ministro não nos surpreendeu. Na verdade, ele confirmou o que nós já havíamos dito, pois estamos fazendo o acompanhamento das obras da transposição há mais de um ano. Nos últimos seis meses este trabalho foi intensificado com o apoio do Ministério Público da Paraíba”, acrescentou João Fernandes. O presidente da Aesa acredita que, com o cumprimento do prazo da chegada em Monteiro, as águas da transposição do rio São Francisco poderão abastecer Campina Grande a partir de abril.

Na quarta-feira, diretores da agência estadual participaram da reunião do Comitê de Gestão da Crise Hídrica na Paraíba para avaliar o cronograma de execução das obras complementares da transposição. Durante o evento, que também aconteceu em Monteiro, o Ministério Púbico Estadual disse que todos os órgãos envolvidos já estão na fase de conclusão das suas obrigações.

boca do túnel

Percurso – Após a chegada à cidade de Monteiro, as águas do rio São Francisco vão ser despejadas pela Aesa no leito do rio Paraíba. Na sequência elas vão abastecer os açudes São José, Poções e Camalaú, antes de chegar ao Epitácio Pessoa. Popularmente conhecido como Boqueirão, o açude Epitácio Pessoa abastece Campina Grande e outras 18 cidades. Ele tem capacidade para 411 milhões de metros cúbicos, mas atualmente possui apenas 4,4% deste volume.

Eixo Norte –  Já o Eixo Norte ainda não há uma previsão exata de quando a água vai entrar na Paraíba pelo município de São José de Piranhas, no Sertão do estado. Isso porque, no momento, não se vê mais os políticos paraibanos cobrando uma aceleração da obra em trechos que ficaram no meio do percurso. As atenções estão todas voltadas para o Eixo Leste que vai levar água para Campina Grande.

Deixe uma resposta