Cultura

Mais de 235 mil estudantes farão o Enem neste final de semana na PB

Resultado de imagem para enemA Paraíba terá 235.088 estudantes realizando as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste final de semana. Em 2016, o Estado apresentou um aumento de 15,18% no número de inscritos para o Enem em relação a 2015, quando, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Teixeira (Inep), se inscreveram 204.098 estudantes.

- PUBLICIDADE -

O aumento no número de inscritos no Enem na Paraíba é maior do que a média nacional, que registrou aumento de 9,42% este ano, com 9,2 milhões de inscritos. O Enem de 2015 contou com 7,7 milhões de inscritos em todo o Brasil.

Este ano, o exame trará, pela primeira vez, o reconhecimento individual, com a impressão da digital na ficha de identificação do participante por meio de selo gráfico, autoadesivo. A coleta acontecerá no primeiro ou no segundo dia de provas, assim, não haverá nenhuma possibilidade de uma pessoa fazer prova no lugar de outra.

O novo procedimento de segurança soma-se aos já utilizados: envelope com lacre e detector de metais. Outra novidade é o aplicativo Enem 2016 para celulares, desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), que traz todas as informações necessárias aos participantes além do acompanhamento da inscrição.

Especiais — Pessoas com deficiência ou necessidades específicas contarão com atendimento especializado, de acordo com solicitação feita pelo próprio interessado no sistema de inscrições. Travestis e transexuais que pretendem ser identificados pelo nome social também terão sua solicitação atendida, caso tenham encaminhado a documentação necessária pelo sistema, na Página do Participante.

Provas — Nos dois dias de exame, 5 e 6 de novembro, os portões nos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário oficial de Brasília), ou seja, os paraibanos deverão chegar aos locais de provas antes do meio dia. As provas terão início às 13h30. O tempo extra de meia hora será usado para procedimentos de segurança, como revista eletrônica, e para dar tempo a todos os presentes de entrar em sala e guardar os pertences. O período total de duração das provas permanece em quatro horas e meia no primeiro dia (sábado) e cinco horas e meia no segundo dia (domingo).

Oportunidades — A nota do Enem é usada como critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni). A participação na prova também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Além disso, estudantes maiores de 18 anos podem obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.

Mais informações sobre o Enem 2016: http://www.inep.gov.br/

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é de responsabilidade do Ministério da Educação. Para tanto, na Paraíba, o Enem possui uma Coordenação de Logística. Os responsáveis pela organização são: José Martins – 99981-9040 ou 98822-3002 ou Gelisa – 99981-3291.

Deixe uma resposta