Cultura

Alunos da Paraíba estão entre os finalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa

plpDois alunos de escolas estaduais da Paraíba conquistaram a medalha de prata no gênero Artigo de Opinião da 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Entre os 38 finalistas de todo o Brasil estão os estudantes Jônatas Oliveira de Farias, da Escola Estadual Alzira Lisboa, da cidade de Jacaraú e Josseane Fátima de Lima, da Escola Estadual Professor Lordão, da cidade de Picuí.

- PUBLICIDADE -

O gênero “Artigo de Opinião” foi trabalhado por alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio da rede pública. Outros gêneros semifinais serão “Poemas”, para alunos do 5º e 6º anos do Ensino Fundamental; “Memórias Literárias”, para alunos do 7º e 8º anos; e “Crônica”, para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio. Na premiação, que acontecerá no mês de dezembro, em Brasília, serão revelados os cinco ganhadores de cada categoria.

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro objetiva aprimorar a didática dos docentes de Língua Portuguesa para desenvolver competências de escrita em seus alunos e contribuir com a melhoria do ensino público. É realizado pela Fundação Itaú Social e Ministério da Educação (MEC), com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

A 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro recebeu mais de 170 mil inscrições e teve a adesão de todos os estados brasileiros, além de 4.874 municípios.

A aluna Josseane Fátima de Lima teve orientação da professora Renata Santos Silva e o aluno Jônatas Oliveira de Farias foi orientado pela professora Andrezza Espínola. “Minha inspiração para a construção do artigo de opinião foi baseado no Projeto de Arqueologia, um passado ameaçado, orientado pelo professor Robson Rubenilson, que desenvolve pesquisas sobre os vestígios arqueológicos em Picuí. No artigo, eu alerto sobre as ameaças ao patrimônio histórico e arqueológico de Picuí”, contou a aluna.

A aluna Josseane ainda destacou a participação da Paraíba com quatro semifinalistas, sendo dois classificados para a final. “A Olimpíada é apenas uma das formas de integrar os municípios, formar novas amizades, conhecer novas culturas e aprimorar o conhecimento. Além disso, é prova de que a educação pública do estado garante as condições e oportunidades necessárias para o desenvolvimento da formação cidadã”, finalizou Josseane Lima.

Deixe uma resposta