CulturaDestaque 2

Apoiadores de vaquejada seguem para Brasília e comboio tem 500 caminhões

planalto
Foto ilustrativa

Vaqueiros, apoiadores e admiradores da vaquejada pegaram a estrada nessa sexta-feira (21) rumo à Brasília (DF). Com eles, nessa viagem de pouco mais de 2,3 mil quilômetros, caminhões que levam cavalos que participam dessas disputas. Eles pretendem reunir cerca de dois mil apoiadores da vaquejada só da Paraíba, num protesto na Esplanada dos Ministérios a partir de terça-feira (25).

- PUBLICIDADE -

Em cada estado nordestino, esse comboio foi sendo reforçado com outros manifestantes. Até chegar ao destino final serão mais de 500 veículos, transportando os cavalos de vaquejada.

O comboio deve chegar em Brasília na manhã deste domingo (23). A previsão foi calculada levando em consideração o percurso mais curto e a utilização de rodovias pavimentadas. Os praticantes de vaquejada querem que o Supremo Tribunal Federal (STF) reveja a decisão que considerou uma lei do Ceará inconstitucional e criou repercussão nacional, proibindo a realização desse evento.

Apesar da proibição, na Paraíba as vaquejadas continuam sendo realizadas. Na quarta-feira (20), a Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade a criação de uma Frente Parlamentar em Defesa da Vaquejada, que tem como presidente o deputado João Gonçalves (PDT). Ele também segue para Brasília para se juntar aos manifestantes.

Redação com Portal Correio

Deixe uma resposta