Paraíba

São José de Piranhas será o primeiro a beber da água do Velho Chico

Meu Velho Chico

- PUBLICIDADE -

Se as frentes de trabalho da transposição do Rio São Francisco continuarem, o Eixo Norte da obra, que alcança a Paraíba pelo município de São José de Piranhas será o primeiro a receber as águas do Velho Chico no estado. As obras estão previstas para serem inauguradas entre dezembro de 2016 e janeiro de 2017.

De acordo com os últimos levantamentos, os dois eixos (Norte e Leste) do projeto apresentam execução de 87,2 % (Norte) e 83,2 % (Leste). A obra é construída por etapas e os cronogramas de execução do empreendimento priorizam a sequência construtiva do “caminho das águas” do projeto, ou seja, das captações até os estados que serão beneficiados.

Neste mês de maio uma equipe de técnicos paraibanos e membros do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH) visitaram durante dois dias as obras de transposição de águas do rio São Francisco para o Nordeste Setentrional, uma das regiões mais secas do semiárido nordestino.

Os técnicos visitaram o Eixo Norte da obra, que alcança a Paraíba pelo município de São José de Piranhas; e parte do Eixo Leste, cuja entrada no estado é pela cidade de Monteiro, no cariri paraibano.

Além dos 477 quilômetros de obras lineares projetadas, o empreendimento engloba a construção de quatro túneis (um dos quais de 15 km de extensão), 14 aquedutos, 9 estações de bombeamento e 27 reservatórios.

Obra beneficiará mais de 12 milhões de brasileiros em 390 cidades dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. A expectativa é concluir a totalidade do empreendimento entre dezembro de 2016 e o início de 2017. O projeto de integração do Rio São Francisco é considerado a maior obra de infraestrutura hídrica do Brasil.

As duas tomadas de água, uma em Cabrobó (PE), que vai abastecer o Eixo Norte, e a outra na Barragem de Itaparica, em Floresta (PE), já estão prontas, foram testadas e já estão funcionando.  A equipe de técnicos da Paraíba visitou a elevatória em Cabrobó e ficou encantada com o porte da obra.

Deixe uma resposta