Cultura

Forró pé de serra e quadrilhas marcam início das festas juninas da PB

f juninasAo som de muito forró pé de serra, apresentações de quadrilhas juninas e degustação de produtos dos engenhos paraibanos foi lançada, nesta terça-feira (31), a programação junina das principais festas da Paraíba, no Centro Turístico de Tambaú, em João Pessoa. O evento, que está na 6ª edição, é uma promoção do Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), em parceria com a Fecomércio e Convention Bureau.

- PUBLICIDADE -

O evento reuniu moradores e turistas que se renderam ao forró e às danças folclóricas, capitaneadas pelas quadrilhas juninas, a exemplo da Quadrilha Serras Bananeiras e o Grupo Raízes das Solanáceas, do município de Solânea. Embalado pelo ritmo quente do forró pé de serra, o paulista João Pedro (que está de férias em João Pessoa) destacou a ação da PBTur em promover a cultura regional e manter viva a beleza e animação da festa que homenageia durante o mês de junho os santos: Antônio, João e Pedro.

“Vocês estão de parabéns. É uma festa alegre, colorida e dançante. Revela  a cultura regional e como o paraibano venera as festas juninas”, declarou João Pedro, ao acrescentar que o seu nome foi uma homenagem aos santos do mês.

Além de representantes do trade turístico, estiveram presentes no evento alguns prefeitos, como o de Solânea, Beto Brasil, município que tem tradição na Festa de São João. Beto Brasil ressaltou a importância do lançamento dos Festejos Juninos para a divulgação da cultura e a gastronomia dos municípios. “É um momento importante para divulgarmos a programação das festas juninas, haja vista que o evento reúne a imprensa, o trade e os moradores e turistas”. Ele fez questão de ressaltar o trabalho da PBTur, e o compromisso de Ruth Avelino e sua equipe na promoção do Destino Paraíba.

Bewrguim
Forró pé de serra e quadrilhas marcam o lançamento da 6ª edição da programação junina da Paraíba

Já a presidente da PBTur, Ruth Avelino, comemorou o lançamento de mais uma edição dos Festejos Juninos e reforçou a importância de estreitar as parcerias com as prefeituras e o trade no sentido fortalecer o Destino Paraíba e torná-lo cada vez mais competitivo. A executiva destacou ainda que a principal característica das festas juninas na Paraíba é a diversidade. “Nossa intenção é reunir os operadores de turismo e de receptivos, o trade turístico e os turistas num ambiente só, para ampliar o processo de divulgação das festas, e apresentar a todos as programações de cada cidade, com as suas atrações e peculiaridades”, enfatizou a executiva.

O prefeito de Itaporanga, Audiberg Carvalho, mais conhecido como ‘Berguim’, foi  um dos mais entusiastas com a festa. Ele destacou a importância de valorizar a cultura nordestina, em especial os festejos juninos que representam a homenagem à colheita e os momentos de fartura para o nossos sertanejos.

Deixe uma resposta