Paraíba

Força de combate ao Aedes já visitou 2,8 milhões de domicílios na Paraíba

força de combateNesta quita-feira (5), está sendo encerrado o terceiro ciclo das visitas domiciliares em todo estado, em combate ao mosquito Aedes Aegypti. O quarto e último ciclo começa nos próximos dias e vai até o final de junho.

- PUBLICIDADE -

Esse trabalho foi iniciado em 5 de janeiro pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros e Prefeituras.

Em cada ciclo, o número total de imóveis a ser visitados na Paraíba é de 1.177.843. De janeiro até agora foram visitados 2.849.704. Ainda foram trabalhados 2.382.967 e estavam fechados, 305.206.

O objetivo é exterminar os criadouros e focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e vírus zika, uma das causas da microcefalia.

Treinamento – Na manhã desta quinta-feira (5), a SES iniciou treinamento para soldados recém-chegados ao Exército que serão integrados aos ciclos de visita. O objetivo é capacitá-los para a abordarem a população dentro do plano de combate aos criadouros do Aedes aegypti.

São 139 soldados do Grupamento de Engenharia, de João Pessoa, onde o treinamento continuará até a manhã desta sexta-feira (6).

Também participam do treinamento militares do 15º BIMtz, em Cruz das Armas; 16º RCMec, em Bayeux, e 31º Batalhão, de Campina Grande.

“A intenção é preparar os soldados para o 4º e último ciclo que será iniciado neste mês de maio e encerrado em junho”, disse o técnico da Vigilância Epidemiológica Antonio Neto, que é palestrante.

Para o tenente Renzo, que participou das visitas domiciliares desde o primeiro ciclo, o treinamento é muito importante. “Todos estes soldados acabaram de ingressar no Exército. Daí a necessidade de se promover este treinamento, onde aprenderão tudo que é necessário ao trabalho, a exemplo de abordagem, identificação, entendimento do problema e repasse à população das formas de combatê-lo”, disse.

Deixe uma resposta