Cultura

Chico Xavier recebe título de Cidadão Cajazeirense

XA Câmara Municipal de Cajazeiras concedeu, em sessão especial, realizada nessa terça-feira (23), o Título de Cidadão Cajazeirense ao poeta violeiro e radialista, Chico Xavier. A solenidade foi realizada no plenário do Poder Legislativo e presidida pelo vereador Marcos Barros, vice-presidente da Casa. A homenagem foi proposta, através de uma propositura de autoria do vereador Antônio Galego e aprovado por unanimidade pela edilidade.

- PUBLICIDADE -

Bastante conhecido na região com mais de 20 anos de carreira, Xavier leva a cultura popular através do repente e da viola nos festivais de violeiros, festa populares e religiosas em dezenas de cidades do interior nordestino, sobretudo no Sertão da Paraíba e Cariri cearense.

Residindo em Cajazeiras, o violeiro nasceu no sítio Canto, município de São José de Piranhas, cidade berço de muitos poetas e que lhe serve de inspiração. Foi lá que nasceu um dos maiores cantadores do Nordeste, o poeta Manoel Galdino Bandeira e Pedro Bandeira, que recebeu há dois anos a homenagem que o agraciou como “Príncipe dos Poetas” ao tomar posse na cadeira 35 da Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC).

X1

Mantendo as mesmas tradições, o poeta Chico Xavier agradeceu a homenagem cantando poemas improvisados para a plateia que prestigiava a honraria na câmara de vereadores da Terra do Padre Rolim.

Por Dida Gonçalves
Radar Sertanejo

Deixe uma resposta