Cultura

Movimento quer mudar nome de São José de Piranhas para Jatobá

Em São José de Piranhas, no Alto Sertão da Paraíba, um sonho de muitos piranhenses que ficou em silêncio durante várias décadas voltou a ser debatido na cidade e com muito mais força. Trata-se de um movimento espontâneo, movido por internautas local, com o objetivo de fazer retornar “Jatobᔠcomo denominação oficial de São José de Piranhas.

- PUBLICIDADE -

Tudo começou há alguns meses, através de uma comunidade no Orkut intitulada “Jatobá Já”, que logo ganhou apoio de internautas.
A idéia inicial é estimular o debate a fim de que seja provocado um plebiscito para se decidir sobre a troca do nome da cidade.

Após reportagem publicada aqui, o fato ganhou destaque nos principais portais de notícia da Paraíba, todos orientando os seus leitores para votar na enquete que estava sendo realizada no portal www.radarsertanejo.com. A pergunta era: Qual a sua opinião sobre a mudança do nome da cidade de “São José de Piranhas” para “Jatobá”? Com tanto incentivo, o resultado não poderia ser diferente, mais de 12 mil opiniões foram manifestadas de varias partes do Estado. Destas, 50.38% votaram que são a favor da mudança de nome, 46.7% disseram que são contra e 2.91% votaram que não tem opinião formada sobre o assunto, como mostra o gráfico ao lado.

Com esses resultados, faz jus agora que os vereadores da cidade apresentem uma propositura na Câmara Municipal para que seja realizado um plebiscito perguntado a população do município se é contra ou a favor da mudança do nome de São José de Piranhas para Jatobá.

A cidade de São José de Piranhas é terra natal do vice-governador, José Lacerda Neto, do senador Cícero Lucena e do escritor, imortal da Academia Paraibana de Letras e ex-prefeito de Patos, José Cavalcanti.

Dida Gonçalves
® www.radarsertanejo.com

Deixe uma resposta